Dall’Ispettoria Nostra Signora Aparecida – Brasile – BPA
Escolhemos, como Inspetoria, a Circular nº 991, por tratar sobre a alegria da vocação, elemento do nosso testemunho, importantíssimo para que outras jovens desejem abraçar a Vida Religiosa. Cada comunidade aprofundou novamente a Circular, refletindo sobre a nossa Consagração e assumindo alguns compromissos. Estes, se tornaram compromisso de toda a Inspetoria.
REFLEXÕES/COMPROMISSOS PARA IRRADIARMOS AINDA MAIS A ALEGRIA DA VOCAÇÃO:
Nossa Vida Religiosa Salesiana só tem sentido de ser, se for compromisso diário de um SIM dado generosamente a cada instante, amando nossa vocação e sermos felizes em servir o Senhor na alegria, dando testemunho de bem em comunidade. A alegria do testemunho é manifestada na gratuidade de dar-se e doar-se. Esta alegria não é algo passageiro, é fundamentado no Ressuscitado. Se somos realizadas, felizes em nossa vocação, expandimos isto no cotidiano.
Com o nosso testemunho, muitas jovens poderão consagrar a sua vida a Deus.
Comprometemo-nos também a intensificar a oração pelas vocações e ser presença na vida das jovens, especialmente, daquelas que estão em formação.
A renovação diária de nossa consagração religiosa, (em resposta ao teu amor me
comprometo a viver com radicalidade as bem-aventuranças…) nos faz ter consciência do compromisso assumido, do testemunho da alegria da nossa vocação entre nós e com os jovens destinatários da missão. Assim haverá mais sinergia na vida cotidiana derramando ao nosso redor o Vinho Bom de uma Vida Consagrada feliz. Para que nosso testemunho e a alegria vocacional contagiem as pessoas precisamos nos alimentar diariamente na FONTE =Jesus Cristo, da Espiritualidade Mariana. A Madre insiste: “Peço a vocês que deem o melhor tempo de seu dia à
meditação diária da Palavra de Deus, a Eucaristia como ação de graças, fonte e ápice da nossa oração”.
Para que isso possa ser verdade, precisamos permanecer vigilantes e abertas a graça e a vontade de Deus. Precisamos mostrar com a nossa vida, ser pessoa realizada na vocação e na missão. Expressar a alegria que contagia; sermos pessoas-respostas aos anseios dos jovens;
sermos procuradoras e promotoras da santidade nossa e dos jovens; auxiliadoras de vida, guardas da alegria e da esperança do/as jovens, como nos diz a própria Madre.
Basta olhar a vida das irmãs que nos precederam, a fidelidade de cada uma, apesar das dificuldades. Isso nos faz reconhecer a fidelidade de Deus. Outro aspecto significativo é a presença de homens e mulheres que manifestam sua fé no cotidiano; também a solidariedade com os mais pobres.
Somos convictas de que temos como missão apresentar por meio de nossa vida, Jesus Cristo e a beleza do amor de Pai em um mundo sedento de infinito; Esta maravilha nos é indicada pela Madre em todas as suas Circulares e nós somos muito agradecidas.
Muito Obrigada, Madre, por nos animar de tantas formas. Suas Circulares sempre nos motivam a trilhar um itinerário de santidade.
Oração:
Senhor, em meio às turbulências da vida, nem sempre temos a sensibilidade interior para reconhecer a beleza infinita da vocação à qual nos chamastes. Ajudai-nos a fazer resplandecer a beleza do seu amor, a vivenciarmos a alegria do chamado inundando os ambientes em que vivemos com sua paz e sua misericórdia. Que possamos testemunhar a cada dia e em cada gesto a força de amor que vem de vós. Amém.