Dalla Comunità Maria Ausiliatrice – Silvania – Ispettoria S. Maria Mazzarello – Brasile
Caríssima Madre Yvonne Reungoat,
Como comunidade participamos com alegria da festa da gratidão e acolhemos prontamente o convite a refletir sobre uma de suas circulares. Como Inspetoria Madre Mazzarello (BBH), retomamos a Circular 988 e deixamos ressoar em nossa mente e em nossos corações todas as perguntas levantadas pela senhora, a partir da reflexão sobre a Sinodalidade como estilo de vida.
Nossa comunidade dá passos em direção à Sinodalidade, assumindo a missão educativa que o Instituto nos pede aqui, na realidade de Silvânia, interior de Goiás, Brasil:
– Acolhendo e acompanhando 950 alunos, de 03 anos até a conclusão da educação básica.
– Trabalhando em conjunto com os leigos, na vivência do Carisma Salesiano na escola.
– Atendendo os jovens, oferecendo-lhes espaço de formação e propostas educativas e de espiritualidade que levam ao compromisso com a vida como “bons cristãos e honestos cidadãos”.
– Promovendo interação com outras comunidades religiosas, com as comunidades eclesiais, com grupos da Família Salesiana, oferecendo o espaço de nossa casa e escola (que é espaço privilegiado), vivenciando momentos de formação conjunta, momentos de espiritualidade, auxiliando na formação de educadores voluntários dos oratórios festivos das comunidades paroquiais e outros grupos.
E assim, motivadas pelas circulares da Madre e pelas propostas do Instituto, nos sentimos envolvidas no desafio de tornar a Sinodalidade uma experiência concreta em nosso cotidiano.
GRAZIE MILLE, MADRE!
Nossa gratidão pelos frutos de sua entrega generosa ao Instituto ao longo de toda a sua vida e em especial nestes 12 anos como Madre Geral, mostrando-nos os desafios e as possibilidades de vivermos hoje nossa missão de FMA, como a primeira comunidade de Mornese e deixarmo-nos iluminar pela luz que é Jesus para juntas caminharmos com Ele ao encontro dos jovens.
Um abraço brasileiro das irmãs que muito lhe admiram e apreciam.
Conte com nossas orações e nossa eterna gratidão, na certeza de que a “gratidão é a memória do coração”.
Ir. Maria Liduina da Silva, Ir. Jesuína da Conceição Moreira, Ir. Antônia Kelly G. de Andrade, Ir. Hélia I. Monteiro.
A tua vida é uma árvore que produz fruto.
Obrigada, Madre!