Dalla Comunità Maria Ausiliatrice – Rio das Otras – Ispettoria N. S. da Penha – Rio de Janeiro – Brasile
CIRCULAR Nº988 – “A sinodalidade como estilo de vida”. 24 de Maio de 2019.
1) Como reconhecer se nossas comunidades estão vivendo a dimensão sinodal hoje e como torná-las mais visível em toda a sua riqueza?
As nossas comunidades estão vivendo a dimensão sinodal hoje quando constroem a Comunidade Comunhão. É necessário uma formação contínua para caminharmos juntos. “Viver e trabalhar juntas no nome do Senhor é um elemento essencial da nossa vocação”. (C.49).
Precisamos aprofundar o espírito de fé e na Eucaristia aceitar o diferente, que é um desafio na vivência comunitária do cotidiano.
Para tornar mais visível a dimensão sinodal devemos viver “a lógica do caminhar juntos que encontra sua força na Eucaristia”. (C.40). Foi assim para Maria Domingas (a “janelinha” da Valponasca) e também para as irmãs de Mornese, que encontraram na celebração do mistério pascal o segredo de se tornarem dom de amor.
“Para viver o espírito de família e realizar a unidade é preciso que respeitemos, ajudemos, aceitemos, dialoguemos, com um único Centro: Jesus!”. (Madre Rosetta).
SERMOS COMUNIDADES que caminhem em estilo sinodal com os jovens e para os jovens.
2) Nossas comunidades através de uma pastoral juvenil, sinodal, têm coragem de propor um caminho vocacional gradual e oportuno como respostas as inquietações dos jovens?
Possuímos a riqueza do Sistema Preventivo que é luz e força para “caminhar juntos” e cultivar em nosso serviço educacional aqueles aspectos que caracterizam o estilo sinodal.
Procuramos sermos comunidades educativas geradoras de vida. Vivenciar a Comunidade Educativa Sinodal, em que o jovem perceba que o chamado de Deus é sempre atual, que a vida é vocação, é missão a ser descoberta e vivida juntas e que é um potencial de bem para a Igreja e a Sociedade.
As jovens e os jovens precisam ser acompanhados. É necessário que sejamos significativos para os jovens, nova maneira de ser com os jovens, afim de que eles encontrem os valores reais da vida, o essencial em descobrir o projeto de Deus e dizer sim ao chamado de Jesus para segui-lo incondicionalmente, nas várias formas de vocação.
3) Existe em nossas comunidades, esta força propositiva que brota do encontro pessoal e comunitário com o Senhor Jesus, encontrado na oração, na adoração, na escuta da Palavra de Deus, no serviço aos pobres?
A nossa comunidade busca através do encontro pessoal e comunitário com o Senhor Jesus, testemunhar a fraternidade e a alegria entre nós e com a nossa comunidade educativa. Entregamos nossa vida ao BEM da criança e do jovem que frequentam a nossa escola: Instituto Nossa Senhora da Glória. Colégio Castelo. Rio das Ostras. Na oração, na adoração e na escuta da Palavra de Deus fortificamos a nossa fé e a esperança que um mundo melhor, fraterno e solidário vai acontecer. Atentas as necessidades físicas, emocionais da nossa comunidade educativa, dos jovens e das suas famílias e da comunidade paroquial vivenciamos o serviço aos pobres.
Boas Festas Madre!
