Dalla Comunità Instituto São José – São José dos Campos – Ispettoria S. Caterina da Siena – São Paulo – Brasile
Querida Madre Yvonne Reungoat
Somos a Comunidade das FMA do Instituto São José, Inspetoria Santa Catarina de Sena, São Paulo.
Sentimo-nos envoltas numa luminosa aura de alegria, dirigindo-nos até você para depositar em seu coração de Mãe, o Obrigado do coração de cada filha.
Explicitamos a razão do nosso Agradecimento:
Doze felizes anos de sua ação como Animadora do nosso querido Instituto, gastando pelo reino, a sua vida, oferecendo-nos a Luz da palavra como incentivo, orientação, força no processo de nossa construção pessoal como FMA.
O nosso Agradecimento quer envolver toda a amplitude do seu agir, mas em especial colocamos o enfoque nas circulares recebidas nesses anos, e entre elas a nº 978, intitulada:
“Reavivemos o Rosto Mariano do Instituto.”
Assumimos como Comunidade, em sinal de Gratidão, aprofundar a riqueza oferecida nessa circular profundamente válida como ajuda ao Projeto Arquitetônico, querido por Maria, executado por Dom Bosco, e feito realidade no ser de cada FMA, Monumento vivo de Gratidão à Virgem.
Assim decidimos aprimorar a vivências de certos elementos relacionados às etapas do processo construtivo ou aprimoramento de nossa Construção pessoal.
O ALICERCE desse Monumento é o Senhor! Diz a mesma: As Raízes do Monumento FMA são Interioridade e contemplação de DEUS, Evangelho e Carisma, espaços aonde vamos descobrindo gradativamente o projeto do Pai, a certeza de um passado e um presente seguros, e esperança de um futuro promissor, o que nos motiva a firmar no ALICERCE do nosso Monumento, o Senhor, o seu Evangelho, o Carisma que asseguram a nossa fisionomia de Consagradas.
A Finalidade do Monumento é Fazer e Ser como Maria, mulheres de Memória.
Aqui nos motivamos a potenciar a SEGURANÇA de nossa Construção, COLUNAS, PAREDES e CIMENTO, focando o auxílio da mensagem expressa na união dos tijolos, tentativa de acolhida, consciência de que todas as pedras são igualmente importantes e necessárias para a beleza e solidez do conjunto. Monumento vivo de Pedras diferentes, preciosas, resplendentes da luz de Deus.
O Teto sugere Proteção, Confiança, elementos garantidos pela Mãe, ela que é e será a força da Aliança entre o Instituto, os jovens e os leigos de corações agradecidos.
Isto queremos cultivar em nós e ser para os nossos jovens, o que fará o Monumento de Gratidão a Maria resplandecer de geração em geração.
É a LUZ de Cristo e de Maria, hóspede do nosso cotidiano.
A Circular 978 é toda ela um APELO a fazer resplandecer de “ NOVA LUZ”
O Monumento vivo de Agradecimento à Virgem de Dom Bosco, ajudando-nos a viver em plenitude, com os jovens, pedras novas, o estilo de Maria, assumindo aspectos chave da identidade de FMA – Eucaristia e Maria, anunciando o que vimos e ouvimos e escrevendo com eles, na contemporaneidade, pedaços da nossa história.
O estilo de Maria revela-se Madre Yvonne, na grandeza do seu coração de mãe, o que nos motiva a viver e cantar com você o Magnificat de Maria! ’
Assim reavivaremos o Rosto Mariano do Instituto, e será constante em todas as nações a sua LUZ.
Isto queremos e faremos!
Assim, Madre, de coração agradecemos a Você!