Dalla Comunità Maria Immacolata – Cachoeiro de Itapemirim – Ispettoria Rio de Janeiro N. S. da Penha (BRJ) – Brasile
Querida Madre, nossa comunidade se sente profundamente agradecida a Deus pelo dom de sua pessoa à frente do nosso Instituto, animando-o com aquele mesmo espírito de Madre Mazzarello; espírito de sabedoria, de serviço generoso e simplicidade fraterna.
Refletimos a sua Circular 988. Que riqueza! Ela nos interpelou a sermos comunidades em estilo sinodal, a redescobrirmos, com renovada paixão carismática, a origem deste estilo iniciado por Madre Mazzarello e pela comunidade de Mornese e deixado como herança para nós. Assimilar esta herança é um caminho longo, um processo em construção que nos pede escuta do Espírito, persistência, superação de limites pessoais e comunitários. Neste sentido, empenhamo-nos em cultivar a espiritualidade, a oração que nos conduzem à experiência do encontro com Jesus, tendo-O como centro de nossa vida, como força propulsora para o caminhar em sintonia, buscando a cada dia dar o nosso sim cotidiano no compromisso com a evangelização, com a transformação social. Suas palavras, Madre, nesta carta, vieram, mais uma vez, nos chamar à conversão. Para que nossa vida comunitária chegue a expressar e a testemunhar a sinodalidade, sentimos a necessidade de potenciar o espírito de família em vista da vivência da comunhão, das relações de fraternidade. Mesmo com nossas limitações, procuramos caminhar tendo diante de nós este horizonte. Com alegria abraçamos o “a ti as confio”, dedicando-nos às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, envolvendo leigos nesta missão, cuidando de sua formação para que assimilem a mística salesiana do Sistema Preventivo.
Nossa imensa Gratidão, Querida Madre, por seu SIM ao longo desse duplo sexênio. Que a Virgem Auxiliadora continue a acompanhá-la com proteção e ternura materna.
Ir. Ana Zampirolli , Ir. Jaqueline Rocha Correia, Ir. Tânia Maria Cordeiro.