Dalla Comunità del Noviziato Nossa Senhora das Graças – Sao Paulo – Brasile
Resposta à Circular 978 Madre Yvonne Reungoat
Como vivemos estes aspectos em nossa realidade? Percebemos a responsabilidade de sermos hoje, como comunidade memória viva do estilo de vida de Maria, a ser transmitido com alegria às jovens gerações?
A gratidão é a memória do coração. Diante desta afirmação lembremos-nos de Maria a mulher que viveu a gratidão no seu cotidiano. Em nossa realidade vivemos o testemunho de vida, a alegria de abraçar a vocação como dom de Deus para o bem da juventude. Em meio a diversidade de culturas, nos enriquecemos na acolhida de cada membro da comunidade. Cada pessoa é importante e contribui para o crescimento diário do encontro como Jesus. A Eucaristia diária também reforça a certeza de que estamos a caminho como Maria para levar Jesus aos jovens e tantas outras pessoas que necessitam de sua presença e de sua luz.
Sendo FMA a caminho, a exemplo de Maria, percebemos a nossa responsabilidade de educar para a gratidão. Criar a cultura de ser grato (a) contribuindo para uma sociedade mais humana, promotora da paz e menos violenta, mais próxima de Deus e das pessoas. Isso nos ensina Maria que devemos ensinar as gerações que quem encontra Jesus viver com alegria mesmo em meio aos desafios da nossa contemporaneidade. Temos a responsabilidade de ser o monumento vivo que transparece o rosto, o olhar, a delicadeza, a acolhida e o cuidado da vida, assim, como Maria.